top of page

CRAQUE JAPONESA EM SUA ÚLTIMA COPA (SELEÇÃO)


Homare Sawa atuando pelo Japão

Foto: en.wikipedia.org

Pela seleção japonesa, Homare Sawa ganhou vários títulos, incluindo a Copa do Mundo de 2011, torneio em que que foi artilheira e ganhou a Bola de Ouro como melhor jogadora. Vamos ver um pouco mais sobre a carreira dessa notável jogadora pela seleção Nadeshiko.

Seleção Japonesa: Em 6 de dezembro de 1993, com apenas 15 anos, Homare Sawa fez a sua estréia na seleção japonesa, marcando quatro gols numa vitória contra a seleção das Filipinas. Participou de seis Copas do Mundo (1995, 1999, 2003, 2007, 2011 e 2015) e junto com a brasileira Formiga, detém o recorde de participações deste torneio.

Em 1996, o futebol feminino foi incluído na lista de esportes olímpicos e nos jogos de Pequim em 2008, a seleção japonesa perdeu o bronze para as alemãs, o quarto lugar seria o melhor resultado das Nadeshiko em Olimpíadas até então.

Em 2010, conquistou junto com sua seleção a medalha de ouro dos Jogos Asiáticos daquele ano.

O ano de 2011 foi muito especial para esta esplêndida jogadora, que além de liderar a sua equipe rumo ao título da Copa do Mundo da Alemanha, fez 5 gols, um deles na segunda etapa da prorrogação da final contra os EUA, ganhou a Chuteira e a Bola de Ouro do torneio e foi eleita a melhor jogadora do mundo pela FIFA, acabando com o reinado da brasileira Marta, que vinha ganhando o prêmio desde 2006.

Durante a disputa do Mundial, Sawa conseguiu outro grande feito: na vitória por 4x0 contra o México, a então capitã Nadeshiko se tornou a jogadora mais velha a fazer três gols em um jogo de Copa do Mundo, com 32 anos e 298 dias.

Ainda no ano de 2011, o Japão venceu o Torneio Pré-Olímpico, garantindo uma vaga para os Jogos Olímpicos de 2012.

As Olimpíadas de 2012 aconteceram em Londres, e a seleção feminina do Japão chegou à final do torneio após eliminar Brasil e França, com ótimas atuações de Sawa. Porém, na final dos Jogos Olímpicos, a seleção japonesa perdeu para os EUA por 2x1 e deu adeus ao sonho do ouro olímpico.

Apesar da derrota, conquistar a medalha de prata valorizou ainda mais a carreira de Homare Sawa, que atualmente é a maior artilheira do Japão com 83 gols em 204 jogos.

Uma jogadora com este histórico de títulos deve receber todas as homenagens possíveis, não só da Associação Japonesa de Futebol, mas também da FIFA. Sua classe, elegância e dedicação em campo farão muita falta para a seleção japonesa.

Para ver as conquistas de Homare Sawa por clubes, entre neste link:

http://teixeirarobson2010.wix.com/mulheresdofutebol#!CRAQUE-JAPONESA-EM-SUA-ÚLTIMA-COPA-CLUBES/c1kod/558c57180cf20d45521df6c5

Veja aqui estão os melhores momentos de Japão 4x0 México, com 3 gols de Homare Sawa:

Vídeo da final da Copa de 2011, EUA 2x2 Japão, com gol de Homare Sawa na prorrogação:

Fonte: Globoesporte.com, site Planeta Futebol Feminino, USA Wikipédia


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page