top of page

Blog “Mulheres do Futebol” conta a história de Margrét Lára na seleção da Islândia


Margrét Lára (uniforme azul) finalizando pela Islândia

Foto: Uefa.com

Apesar da seleção da Islândia não ter nenhuma relevância no futebol, Margrét Lára seguiu o exemplo de seu compatriota Gudjohnsen e mostrou ser uma joia raia para a modalidade não só em seu país, mas em todo o mundo. Apesar de nunca ter disputado uma copa do mundo, essa incrível centroavante foi muito importante para que sua equipe disputasse uma Eurocopa pela primeira vez em sua história.

Seleção da Islândia: Margrét Lára Vidarsdóttir é a maior artilheira da seleção da Islândia com 71 gols em 98 jogos. Sua estreia internacional foi no dia 14 de julho de 2003, na cidade islandesa de Reykjavík, no estádio Laugardalsvöllur. Após entrar no jogo aos 21 do segundo tempo, ela fez o seu primeiro gol quatro minutos depois, contribuindo para a vitória por 4x1 contra a Hungria em duelo válido pelas eliminatórias da Eurocopa de 2005.

Entre 2003 e 2004, a centroavante islandesa disputou 14 jogos com sua seleção e marcou 11 gols.

Apesar de sua seleção não conseguir a classificação para o torneio europeu, a atacante não desanimou e continuou a marcar gols pelo seu país. Nas eliminatórias da Copa de 2007, ela disputou 8 jogos e marcou 9 vezes, mas não foi suficiente para conseguir a inédita classificação, já que sua equipe terminou no terceiro lugar de seu grupo e só o líder de cada chave se classificava para a disputa do mundial.

O ano de 2008 foi o mais produtivo de Margrét Lára na seleção da Islândia, pois ela disputou 11 partidas e marcou 14 gols.

Durante as eliminatórias da Euro-2009, a estrela islandesa marcou 12 gols em oito jogos e foi artilheira do torneio. Foi nesta competição que ela fez um dos gols mais importantes de sua carreira. Ao marcar na vitória por 1x0 contra a França, ela acabou contribuindo muito para a classificação de seu país para a primeira competição internacional de sua história.

O desempenho na Eurocopa foi um fiasco e a Islândia saiu da competição como lanterna de seu grupo, perdendo para todos os adversários que enfrentou.

Durante o torneio de classificação para o Mundial de 2011, Margrét Lára disputou nove jogos e marcou quatro gols, mas a Islândia acabou ficando em segundo lugar em seu grupo e mais uma vez ficou fora da Copa do Mundo.

Dois anos depois, ela foi convocada para a Euro-2013 após marcar nove gols durante a campanha das eliminatórias. A seleção islandesa conseguiu um bom desempenho na competição, se classificando como melhor terceira colocada e chegando até as quartas de final, onde sofreu uma goleada da Suécia por 4x0. Margrét Lára terminaria o torneio com um gol marcado.

Ainda em 2013, Lára disputou dois jogos pelas eliminatórias da copa de 2015 e marcou um gol.

Durante o ano de 2014, a lendária centroavante esteve de licença maternidade e só voltou a ser convocada em fevereiro de 2015, para a disputa da Algarve Cup, um torneio de preparação entre as seleções do futebol feminino que é sempre realizado em Portugal. Margrét Lára realizou três jogos na competição e não deixou sua marca nenhuma vez.

Para saber sobre a carreira de Margrét Lára nos clubes em que jogou, entre neste link:

http://teixeirarobson2010.wix.com/mulheresdofutebol#!Blog-“Mulheres-do-Futebol”-homenageia-Margrét-Lára-Vidarsdóttir/c1kod/55da3db30cf22dbd375b8c55

Fontes:

http://www.ksi.is/mot/motalisti/felagsmadur/?pLeikmadurNr=86831&pListi=5

http://www.ksi.is/mot/motalisti/felagsmadur/?pLeikmadurNr=86831&pListi=4&Tegund=MORK&pMotaflokkur=116

http://www.fifa.com/womens-football/news/y=2013/m=2/news=iceland-aiming-make-most-rare-opportunity-2008771.html

http://www.ksi.is/mot/motalisti/felagsmadur/?pLeikmadurNr=86831&pListi=4

https://en.wikipedia.org/wiki/2011_FIFA_Women%27s_World_Cup_qualification_(UEFA)

https://en.wikipedia.org/wiki/Iceland_women%27s_national_football_team


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page