top of page

Blog “Mulheres do Futebol” fala sobre a carreira de Margrét Lára nos clubes em que jogou


Margrét Lára atuando pelo Kristianstads

Foto: fansoccer.com

Esta semana o blog “Mulheres do Futebol” homenageia Margrét Lára Vidarsdóttir, a maior artilheira da Islândia. Apesar de seu país ter pouca força tanto no futebol masculino como no feminino, Margrét Lára tem uma incrível habilidade para finalizar. Mesmo com seu histórico de lesões, mostrou sua qualidade nos clubes em que jogou e em sua seleção. Quer saber mais sobre essa grande atacante? Entre e confira!

Clubes: Nascida no dia 25 de julho de 1986, na cidade islandesa de Vestmannaeyjar, Margrét Lára começou sua carreira profissional em 2000, no clube local ÍBV, com apenas 15 anos. No time que a revelou, ela jogou quatro temporadas e marcou 53 gols em 49 partidas disputadas.

Em 2004, ela se transferiu para o rival Valur da cidade de Reykjavík, onde foi artilheira da Úrvalsdeild (Liga da Islândia) por três temporadas seguidas (2004, 2005, 2006) e também artilheira da Liga dos Campeões da Uefa em 2006, com 11 gols. Apesar do bom desempenho individual, somente dois anos depois de sua chegada foi que ela ganhou seus primeiros títulos na carreira profissional, que são um campeonato nacional e uma Copa da Islândia.

Após disputar 35 jogos pela Liga da Islândia e marcar 65 gols, Margrét Lára deixaria o seu país ainda em 2006, para jogar no clube alemão FCR Duisburg.

Sua jornada na Alemanha foi muito curta, disputou apenas um jogo e marcou dois gols. Sem espaço no clube germânico, a atacante islandesa voltou para o Valur em janeiro de 2007.

O retorno foi muito especial para a atacante, principalmente em 2007, pois além de marcar incríveis 38 gols em apenas 16 partidas, ganhou o prêmio de Atleta e Personalidade do Ano em sua nação. Na corrida pelo prêmio, ela superou simplesmente Eidur Gudjohnsen, que seria campeão da Liga dos Campeões com o Barcelona em 2009 e é ate hoje o maior artilheiro da seleção masculina da Islândia, com 36 gols em 91 jogos.

Sua segunda passagem pelo Valur Reykjavík foi ótima, pois além ser bicampeã islandesa (2007 e 2008), marcou incríveis 80 gols em 40 jogos e foi mais duas vezes artilheira da Liga dos Campeões da Uefa (marcou 9 vezes em 2008 e 14 em 2009). Apesar de seu time ter tido poucos resultados expressivos na Europa, ela é a quinta maior goleadora da história da competição europeia com 34 gols.

No ano de 2009, a centroavante islandesa foi para a Suécia contratada pelo Linköpings FC, onde disputou apenas 12 jogos (quatro como titular) e marcou dois gols.

Como Margrét Lára queria jogar mais vezes, acabou se mudando no meio da temporada para uma equipe mais fraca, chamada Kristianstads DFF. Apesar da pouca força de sua nova equipe, Margrét Lára estava feliz por reencontrar Elisabet Gunnarsdottir, sua treinadora dos tempos de Valur.

Ficou no Kristianstads até outubro de 2011 e teve uma boa média de gols, marcando 27 em 51 jogos disputados. Em seu último ano no clube, foi artilheira da Damallsvenskan (Liga Sueca) com 16 tentos marcados e se transferiu para o alemão Turbine Potsdam logo após a sua saída da Suécia.

Após assinar com o clube da cidade de Potsdam, Margrét Lára teve que esperar até 1º de janeiro de 2012 para estrear, já que se transferiu fora da janela de transferências. Com isso, não pôde atuar nas partidas da Liga dos Campeões e da Frauen Bundesliga (Liga Alemã feminina) até a data de sua liberação.

Quando começou a jogar, algumas lesões acabaram atrapalhando sua nova trajetória em um clube alemão. Participou de apenas sete partidas pelo Turbine Potsdam e marcou um gol, regressando ao Kristianstads (clube onde joga atualmente) no final da temporada.

Em setembro de 2012, foi diagnosticada em sua coxa direita uma síndrome compartimental (quando sobe a pressão de alguma parte do corpo humano, diminuindo a circulação de sangue por aquele lugar, geralmente causada por fraturas, hemorragias, queimaduras, entre outros. Os sintomas entre os pacientes variam, podendo ser dor contínua, palidez, paralisia e pulsação ausente). Essa lesão sempre lhe causava muita dor quando tentava correr e atrapalhava muito o seu rendimento em campo, o que lhe fez ir para a mesa de cirurgia após disputar apenas sete jogos na temporada e anotar três tentos.

Depois de sua operação, Lára precisou de algumas semanas para poder se recuperar e voltar aos gramados. Em 2013, quando o tão esperado retorno aconteceu, ela mostrou toda a sua capacidade e fez 13 gols em 22 jogos, anunciando sua gravidez ao final daquela temporada.

Por causa de sua gestação, a centroavante desfalcou o Kristianstads por todo o ano de 2014, voltando a treinar apenas em dezembro deste mesmo ano. Sua reestreia pelo clube sueco foi em meados de 2015 e está tendo bom desempenho, pois já marcou cinco gols em 13 jogos na Damallsvenskan até o presente momento.

Até o dia 22 de agosto de 2015, Margrét Lára já havia marcado 21 gols em 42 jogos disputados pelo campeonato sueco em sua segunda passagem pelo Kristianstads DFF.

Para saber mais sobre a carreira de Margrét Lára na seleção da Islândia, copie e cole este link na barra de endereços:

http://teixeirarobson2010.wix.com/mulheresdofutebol#!Blog-“Mulheres-do-Futebol”-conta-a-história-de-Margrét-Lára-na-seleção-da-Islândia/c1kod/55da40fd0cf2174523e4db93

Fontes:

http://www.uefa.com/womenschampionsleague/news/newsid=1954499.html

https://en.wikipedia.org/wiki/Margr%C3%A9t_L%C3%A1ra_Vi%C3%B0arsd%C3%B3ttir#cite_note-2

https://is.wikipedia.org/wiki/Margr%C3%A9t_L%C3%A1ra_Vi%C3%B0arsd%C3%B3ttir

http://www.uefa.com/news/newsid=1723649.html

http://www.soccerpunter.com/players/83243-Margret-Lara-Vidarsdottir

http://br.scoresway.com/?sport=soccer&page=player&id=83243

http://www.kristianstadsbladet.se/fotboll/vidarsdottir-tvingas-till-operation/

http://svenskfotboll.se/damallsvenskan/person/?fplid=583037


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page