top of page

A ARTILHEIRA CÉLIA SÁSIC É A HOMENAGEADA DA SEMANA (SELEÇÃO)


Célia Sásic com a camisa da Alemanha

Foto: commons.wikipedia.org

Célia Sásic jogou na Alemanha de 2005 a 2015 e ganhou apenas duas Eurocopas com sua seleção. Naquela que poderia ser a sua grande temporada, ela errou um pênalti e acabou contribuindo para a eliminação da Alemanha frente aos EUA na semifinal do Mundial do Canadá em 2015. Apesar disso, Sásic contribuiu muito para que a seleção germânica se tornasse ainda mais forte do que já é. Esse texto fala sobre seus mais de 10 anos jogando pela seleção alemã.

SELEÇÃO ALEMÃ: Célia Sásic tinha a cidadania francesa de sua mãe, optando pela cidadania germânica em 2004 após a Associação Alemã de Futebol se aproximar dela e lhe convidar para jogar na seleção nacional. Neste mesmo ano, Sásic defendeu a Alemanha no Mundial sub-19 e marcou três gols na fase de grupos e ajudou sua equipe a conquistar o torneio.

Em janeiro de 2005, fez sua estreia com a seleção principal da Alemanha em amistoso contra Austrália e marcou seu primeiro gol em setembro de 2006, em um amistoso contra o Canadá. Em março de 2007, Sásic fraturou a tíbia e não conseguiu se recuperar da lesão a tempo de disputar a Copa do Mundo de 2007, sediada na China, ficando fora do torneio.

No ano seguinte, nos Jogos Olímpicos de Pequim, Sásic fazia parte do elenco que ganhou a medalha de bronze da competição e que ganhou a Euro-2009. Mesmo na reserva, Sásic marcou um gol na Eurocopa e foi logo em uma semifinal contra a Noruega.

No ano de 2011, Sásic foi convocada para o Mundial daquele ano, sediado em seu país e apesar da Alemanha ter sido eliminada pela surpreendente seleção japonesa nas quartas de final, Sásic teve boa participação ao marcar dois gols em quatro partidas. No ano de 2013, Célia Sásic ganhou mais uma Eurocopa com sua seleção e teve boa participação ao marcar dois gols na competição européia.

Seu grande momento na seleção alemã viria dois anos depois, no Mundial sediado no Canadá, pois apesar da dificuldade de jogar em gramados sintéticos, Célia Sásic foi artilheira da Copa do Mundo com 6 gols.

Ironicamente, foi nesta mesma competição que Sásic viveu seu pior momento com as alemãs ao errar um pênalti no segundo tempo da semifinal contra os EUA quando o jogo ainda estava em 0x0. Esse erro custou a classificação da Alemanha para a final do torneio, que acabaria perdendo o jogo para as americanas por 2x0 com gols de Lloyd (também artilheira da copa empatada com Sásic) e O'Hara.

Depois disso, as alemãs também seriam derrotadas na disputa pelo terceiro lugar do Mundial, desta vez para a Inglaterra, pelo placar de 1x0 (gol de pênalti de Farah Williams). Essa foi a última partida de Célia Sásic como jogadora profissional, que após uma trajetória de 111 jogos e 63 gols marcados pela seleção da Alemanha decidiu encerrar a sua carreira.

Veja Célia Sásic enfrentando a Rússia em válida pelas eliminatórias da Copa de 2015:

Veja o vídeo da Semifinal da Copa do Mundo de 2015, Alemanha x EUA onde Sásic perdeu um pênalti:

Fontes: Germany Wiki; England Wiki; blog lancenet; site dfb.de; site framba de.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page